A Patrulha Baden-Powell é formada por membros do Movimento Escoteiro e Radioamadores, que se encontram periodicamente nas Rodadas "Sempre Alerta para Servir", nas bandas de HF, VHF e Echolink, para informação, congraçamento e fortalecimento laços de fraternidade e amizade, características comuns entre Escoteiros e Radioamadores.
Os principais objetivos da Patrulha Baden-Powell são:
-
Difundir o Movimento Escoteiro;
-
Divulgar e apoiar atividades de Radioescotismo nacionais e internacionais, como o JOTA/JOTI (Jamboree on the Air/Jamboree on the Internet) e o CQWS (CQ World Scouts);
-
Estimular a comunicação frequente entre Estações Escoteiras nos modos e bandas disponíveis;
-
Promover o conhecimento e a técnica operacional entre jovens radioamadores e escoteiros e
-
Cooperar para o engrandecimento do Radioamadorismo Nacional, com espírito de serviço ao próximo e de Utilidade Pública.
MENSAGEM DO COMANDO
História
No início da década de 1970, no CRAL – Clube dos Radioamadores da Leopoldina, Rio de Janeiro, havia a Rodada do Pau de Arara, coordenada pelo PY1CQV – Adherbal Batista de Paula e demais amigos, dentre eles PY1BMU – Adolpho Jacob Bretz e PY1CKV – Laércio Batista de Almeida.
Como eram radioamadores muito atuantes e entusiastas do Movimento Escoteiro, esses valorosos pioneiros do Radioescotismo (ainda nem existia esse termo), às 6 da manhã de 18 de setembro de 1973, realizaram pela primeira vez a Rodada Sempre Alerta para Servir, nome original dado a atual Patrulha Baden-Powell, “Para uma maior integração entre Escoteiros e Radioamadores”, segundo as palavras do próprio chefe De Paula.
Sob a coordenação de PY1CQV foram atribuídos os primeiros numerais de “Patrulheiros”, que faziam uma “Promessa” na frequência de 7.150 kHz, em AM (não existia SSB). Dentre esses 16 Fundadores da Rodada Sempre Alerta para Servir, destaca-se a presença marcante da primeira “Patrulheira”, a PY6AKP – Maria Tereza de Mello Batista.
Primeiras Rodadas
As rodadas eram diárias (de segunda a sexta-feira) em dois horários: das 06h00 às 08h00 em 3.650 kHz e das 15h00 às 16h00 em 7.250 kHz. Ganhou destaque como Comandante o Ivan, PY1CCO.
Quase 8 anos depois, em 19 de junho de 1981, a Patrulha Baden-Powell foi fundada, na frequência de 3.662 kHz, pelo PY2RAR – Ronan (na época PY2EWQ), Patrulheiro 447, de Rio Claro/SP e PY2RKT–Arakén, Patrulheiro 431, de Lençóis Paulista/SP (respectivamente Monitor e Sub-Monitor). Um dos objetivos da criação da Patrulha foi estender as atividades da Rodada Sempre Alerta para Servir na banda de 80 metros, tendo sido reconhecida oficialmente pelo Comandante PY1CQV – De Paula, que autorizou a Patrulha B-P a distribuir também os numerais de Patrulheiro.
E de lá para cá, a história continua, com a dedicação de diversos comandantes. A parte mais importante da História da Patrulha Baden-Powell é composta, evidentemente, por TODOS os Patrulheiros que por aqui passaram e ainda passam.
Os Pioneiros
50 ANOS DE PATRULHA
Em 2023 a Patrulha completou 50 anos de existência, unindo o Radioamadorismo e o Radioescotismo. Hoje conta com 1.276 Patrulheiros, que além de participarem ativamente das rodadas, organizadas pela Coordenação Nacional de Radioescotismo, apoiam os núcleos de Radioescotismo das unidades Escoteiras do Brasil, ajudando na formação de bons Radioamadores e Bons cidadãos.