Radioescotismo
Radioescotismo é o nome que se dá às atividades que incluem o uso de equipamentos de radiocomunicação, uma opção atrativa para os jovens e uma medida de segurança para todos.
Através de uma estação de radioamador, é possível estabelecer contatos, por exemplo, entre o acampamemto e a sede do Grupo. É possível, ainda, contatar escoteiros e radioamadores ao redor do mundo inteiro. Essa é uma área de interesse extremamente diversificada, capaz de promover a intercomunicação entre os jovens, incentivando-os às práticas científicas e estudos técnicos, além de prepará-los para atuar em comunicações de emergências.
A equipe nacional de Radioescotismo é responsável pela organização de Cursos, Eventos e normas do radioescotismo no brasil.
Abaixo, PY2EDB, a primeira estação de Radioamador em um grupo de escoteiros, no ano de 1964.
Especialidade Radioamadorismo
Especialidades escoteiras são conquistas pessoais e que indicam conhecimento de determinado tema por certo escoteiro. No tema Radio comunicações temos: Radioescuta, Faixa do Cidadão, Echolink, Comunicações e a do Radioamadorismo, que poderá ser obtida segundo os itens abaixo:
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens
-
Conhecer a regulamentação governamental relacionada com o radioamadorismo, no que se refere ao uso, prática e ética operacional.
-
Elaborar 1 (um) diagrama e explicar à seção os princípios elementares dos aparelhos transmissores e receptores de rádio.
-
Identificar, nos arredores de sua casa ou da sede, 3 (três) tipos ou modelos de antenas destinadas ao radioamadorismo, conhecendo suas principais características.
-
Explicar como aterrar e proteger dos raios uma estação de rádio.
-
Identificar pelo menos 2 (dois) modelos de transceptores, explicando à seção as características de cada um.
-
Elaborar e expor à seção 1 (um) trabalho sobre o uso de repetidoras.
-
Preparar e aplicar 1 (um) jogo diretamente ligado ao radioamadorismo.
-
Apresentar à seção 1 (um) trabalho que exponha os princípios básicos do uso do radioamadorismo em operações de emergência.
-
Elaborar 1 (um) cartão QSL pessoal contendo o símbolo do Radioescotismo.
-
Manter contato de forma ágil com outras 3 (três) estações, sendo pelo menos uma delas uma estação escoteira.
-
Instalar e pôr em funcionamento 1 (um) sistema de comunicação via rádio em uma atividade externa.
-
Apresentar a licença de sua estação de radioamador expedida pelo órgão oficial competente.
Para as demais especialidades de Radio Comunicação, consulte o Manual de Especialidades Escoteiras.
Insígnia Radioescotismo
Após cumprir os requisitos, o Radioescotista deve solicitar a insígnia no site:
https://insignia.radioescotismo.com.br/insignia/
A Insígnia de Radioescotismo é circular, com o logotipo “RADIOESCOTISMO” bordado em branco sobre um fundo roxo. Deverá ser usada acima do bolso direito da camisa, centralizada em relação ao bolso, acima dos demais distintivos que ocupam essa posição. A Insígnia de Radioescotismo é utilizada por membros juvenis e adultos da União dos Escoteiros do Brasil que atendam os seguintes requisitos:
a) Apresentar a Licença da Estação de Radioamador, expedida pelo órgão oficial competente em nome do interessado, em plena validade;
b) Comprovar a utilização da sua Estação de Radioamador como suporte de comunicação durante uma atividade de campo, estabelecendo contato com uma base de apoio e apresentando relatório ilustrado com fotos;
c) Comprovar a participação, com seu próprio indicativo de chamada, em uma atividade mundial de Radioescotismo (Jamboree Mundial, Jamboree no Ar, CQWS ou outra atividade reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro), apresentando Certificado ou cartão QSL do evento;
d) Apresentar o Cartão QSL de sua Estação de Radioamador com o símbolo do Radioescotismo e a marca dos Escoteiros do Brasil nele impressos;
e) Incluir os dados de sua Estação de Radioamador no SIGUE - Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras, no sítio dos Escoteiros do Brasil;
f) Apresentar foto do interessado de vestuário ou uniforme escoteiro, autorizando sua divulgação; A aprovação do pedido de concessão se dará da seguinte forma: - Ao membro juvenil: pela Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção; e - Ao adulto: pela Diretoria do nível em que atua, por proposta do interessado. Em ambos os casos, a concessão deverá ser informada aos níveis regional e nacional.
Rodadas Escoteiras
Além das rodadas "Sempre Alerta para Servir" da Patrulha Baden-Powell, há outras organizadas por escoteiros nos diversos modos e frequências, para divulgação e treinamento de Radioescotistas. Hoje, a principal delas é a Rodada do Alertino.
Rodada do Alertino
Comandada exclusivamente por jovens, que discutem assuntos diversos. Está firme e forte, e aguarda ansiosamente sua participação. Vamos prestigiar os jovens e divulgar o Radioescotismo. Atualmente é comandada pelos jovens, Bia -PY2BIA, Kevin-PU2KHL e Rafa-PU2RAI
Rodada Sempre Alerta Paraná
Ocorre todas as Terças as 20:00H na sala JOTA-P do Echolink. Com assuntos variados.
Rodada Caio Vianna
Ocorre todas as Sextas as 20:00H na sala JOTA-P do Echolink.
Links Externos
A Patrulha destaca sites e documentos de apoio aos Escotistas e Radioamadores, para que estejam reunidas todas as informações necessárias para informação e instrução. Todos os links foram verificados e oferecem segurança e qualidade, além de excelente fonte de consulta.
Jogos de Radioescotismo
Arquivo do Patrulheiro, Dony PY2AHD, que oferece diversas atividades de Radioescotismo para aplicação na instrução dos jovens nos grupos escoteiros. Esta hospedado no site lisbrasil.com genuinamente Escoteiro, que contem também muito material.
Canal do Ronan
Canal de vídeos sobre Radioescotismo do Patrulheiro Ronan PY2RAR. Contém Aulas em vídeo sobre Radioamadorismo e muitas informações para Escoteiros iniciando no Radioescotismo
TV Patrulha
Canal oficial da Patrulha Baden-
Powell, onde serão apresentados vídeos do comando, orientações, instruções e muitas dicas para Radioamadores e Radioescotistas.