Rodada Sempre Alerta para Servir
Patrulha Baden-Powell
Radioescotismo
O Radioescotismo refere-se as atividades que envolvem o uso de equipamentos de radiocomunicação, uma opção atrativa para os jovens e servindo como uma medida de segurança todos. Com uma estação de radioamador, é possível estabelecer conexões entre acampamento e a sede do Grupo, além de contatar escoteiros e radioamadores de todo o mundo. Esta área de interesse é altamente diversificada, promovendo a intercomunicação entre os jovens, incentivando práticas científicas e estudos técnicos, e preparando-os para atuar em situações de emergência. No Brasil, a equipe nacional de Radioescotismo é responsável pela organização de cursos, eventos e regulamentações relacionadas à prática.

PY2EDB, a primeira estação de Radioamador em um grupo de escoteiros, no ano de 1964.
História do Radioescotismo no Brasil
A união de esforços entre Escoteiros e Radioamadores começou a ser desenvolvida no Brasil através do trabalho de Adolpho J. Bretz PY1BMU. A primeira vez que nosso País aparece nos relatórios do Jamboree no Ar foi em 1962, durante o 5º JOTA. A primeira estação escoteira foi registrada para o Grupo Escoteiro David de Barros – 86º/RJ. A licença é de 16 de maio de 1968 e o indicativo PY1EDB, fruto de um fantástico trabalho capitaneado pelo Chefe José Domingos de Sant’Anna – PY1CCD.
A organização e coordenação das primeiras participações do Brasil no Jamboree no Ar ficou a cargo de Adopho J Bretz PY1BMU (1968 a 1972 e 1975), assumido posteriormente por Carlos Manes Bandeira (1973 a 1974 e 1977 a 1978). A partir de 1981, Wulmar Lysis Bisaggio PY4WB assumiu como Comissário Nacional de Radioamadorismo e Organizador do JOTA. Foram vários anos de grande participação, num formato de competição e grande jogo. Depois dele, Ignácio Vilomar Castañón de Mattos PY4WQN assumiu os trabalhos e manteve o entusiasmo (1990 a 1992).
Na sequência, assumiu Ronan Augusto Reginatto PY2RAR (1993 a 1998). Houve crescente e significativo aumento de participação nacional no JOTA, por meio do trabalho e esforços da Equipe Nacional de Radioescotismo, fortalecendo as figuras dos Coordenadores Regionais. Em 1997 tivemos a maior e mais maravilhosa edição do Jamboree no Ar, sob o tema “Escoteiros cuidando do Mundo”, com mais de 14.000 participantes em pelo menos 100 Unidades Escoteiras em 300 estações radioamadoras.
Em 1999 a organização passou para Solemar Bordin PY5BOR, quem implantou um novo formato para o JOTA. Infelizmente a experiência resultou em queda de participação, o que se repetiu nos anos seguintes. Em 2001 chegou a cerca de 15 UELs, 30 Estações e menos de 1.000 participantes.
Visando o resgate da grandiosidade da atividade, durante o 8º Congresso Nacional Escoteiro, em Natal/RN, a Equipe Regional de Radioescotismo de São Paulo, liderada por Sidney Suarez Munhoz - PY2DHT, manifestou a urgência para que a Coordenação do Radioescotismo Nacional voltasse para Ronan Augusto Reginatto PY2RAR. O trabalho foi então retomado, no sentido de resgatar a importância do Brasil no cenário Mundial, no final do ano de 2001. Desde então, além de reforçar e incrementar as atividades que já existiam, foram introduzidas várias novas atividades, mais eficientes e cativantes.

Insígnia Radioescotismo
A Insígnia de Radioescotismo está descrita na regra 185 do P.O.R, sendo circular, com o logotipo “RADIOESCOTISMO” bordado em branco sobre um fundo roxo. Deverá ser usada acima do bolso direito da camisa, centralizada em relação ao bolso, acima dos demais distintivos que ocupam essa posição.
Após cumprir os requisitos abaixo, o Radioamador Escoteiro deve SOLICITAR INSIGNIA NESTE LINK.
Utilize o link "INSTRUÇÕES" para facilitar o preenchimento e agilizar a obtenção da insignia
A Insígnia de Radioescotismo é utilizada por membros juvenis e adultos da União dos Escoteiros do Brasil que atendam os seguintes requisitos:
a) Apresentar a Licença da Estação de Radioamador, expedida pelo órgão oficial competente em nome do interessado, em plena validade;
b) Comprovar a utilização da sua Estação de Radioamador como suporte de comunicação durante uma atividade de campo, estabelecendo contato com uma base de apoio e apresentando relatório ilustrado com fotos;
c) Comprovar a participação, com seu próprio indicativo de chamada, em uma atividade mundial de Radioescotismo (Jamboree Mundial, Jamboree no Ar, CQWS ou outra atividade reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro), apresentando Certificado ou cartão QSL do evento;
d) Apresentar o Cartão QSL de sua Estação de Radioamador com o símbolo do Radioescotismo e a marca dos Escoteiros do Brasil nele impressos;
e) Incluir os dados de sua Estação de Radioamador no SIGUE - Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras, no sítio dos Escoteiros do Brasil;
A aprovação do pedido de concessão se dará da seguinte forma: - Ao membro juvenil: pela Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção; e - Ao adulto: pela Diretoria do nível em que atua, por proposta do interessado. Em ambos os casos, a concessão deverá ser informada aos níveis regional e nacional.
Você Sabia?...
Idealizada em 1993, a Insígnia foi aprovada em 1996. Em dezembro do mesmo ano, Claudio Guaraldo Barbosa PY2ZZ recebeu a primeira Insígnia de Radioescotismo do Brasil. Um exemplo para todos! Em 2011, por sugestão de Paulo Eduardo Junqueira de Moraes PY2ZY, desenvolvemos um sistema eletrônico para a concessão das insígnias, já que muitas vezes os processos se perdiam em gavetas de todo o País. O desenvolvimento foi custeado pela Equipe de RE, sem onerar os Escoteiros do Brasil.

Especialidades Escoteiras
Cada especialidade e insígnia é uma porta que se abre para um tema diferente. Um convite para aprender algo novo e desenvolver talentos que talvez você ainda nem conheça. Quando você explora coisas novas, descobre o quanto consegue crescer usando sua curiosidade e dedicação. As especialidades e insígnias ajudam você experimentar novas atividades e encontrar assuntos que despertam seu interesse. Você pode aprender desde cuidados com a natureza até técnicas uteis para o dia a dia. Tudo isso faz parte de sua progressão pessoal e ajuda você se tornar alguém que contribui para melhorar o mundo com os conhecimentos adquiridos. No tema Radio comunicações temos: Radioescuta, Comunicações, Radioamadorismo e também Defesa Civil
Para as demais especialidades de Radio Comunicação, consulte o Manual de Especialidades Escoteiras, por enquanto somente pela loja escoteira

-
Conhecer as regras básicas que regulam o radioamadorismo no Brasil, incluindo o uso correto, as boas praticas e a ética nas comunicações
-
Explicar de forma simples, como funciona os transmissores e receptores de radio e qual papel de cada um na comunicação
-
Identificar, 3 (três) tipos de antenas destinadas ao radioamadorismo, e explicar suas principais diferenças e finalidades.
-
Demonstrar com orientação como fazer o aterramento e a proteção contra raios de uma estação de raios.
-
comparar dois modelos de transceptores, destacando suas principais funções e diferenças de uso.
-
Produzi um vídeo curto explicando o que são repetidoras e como elas ajudam na comunicação entre Radioamadores
-
apresentar um trabalho ou cartaz mostrando como o radioamadorismo é usado em situações de emergência e ajuda humanitária
-
Criar seu próprio cartão QSL (cartão de confirmação de contato entre Radioamadores) incluindo o símbolo do Radioescotismo.

-
Visitar, sozinho ou em equipe, duas estações de radioamador, ou uma estação comercial de radio e TV e contar o que aprendeu sobre como funcionam as transmissões.
-
Pesquisar e listar 5 (cinco) estações de rádio que transmitam em ondas curtas em português e outras 5 (cinco) que transmitam em língua estrangeira, descrevendo horários, frequência e conteúdos.
-
Identificar e demonstrar o uso básico dos principais comandos e controles de um rádio receptor.
-
Montar uma pequena exposição, com até 20 (vinte) cartões QSL, incluindo pelo menos 3 (três) estações escoteiras.
-
Reconhecer cinco expressões do Código Q, 5 (dez) letras do Código Fonético Internacional e 5 (cinco) letras do Código Morse, ouvidas em transmissões reais ou simuladas.
-
Identificar 6 (seis) indicativos de chamada de países diferentes, explicando a origem de cada um e o que representam nas transmissões
Dica da Patrulha:
Para adquirir um prefixo de radioescuta é simples. Basta se cadastrar gratuitamente no site SWARL, e você receberá por e-mail, o prefixo juntamente com o seu certificado.(caso não receba o email, consulte neste LINK)
Não é necessário licença ou autorização, desde que se utilize receptores que não sejam também transmissores.
O certificado de radioescuta, além de dar mais seriedade ao hobby, permite cadastro em sites como o QRZ.com e também cadastro no Eqsl.cc
Rodadas Escoteiras
Além das incríveis rodadas "Sempre Alerta para Servir da Patrulha Baden-Powell, existem muitas outras iniciativas organizadas por escoteiros, em diferentes formatos e frequências. Essas atividades são uma oportunidade fantástica para divulgar e treinar Radioamadores Escoteiros. Vamos juntos nessa aventura!
Rodada Sempre Alerta RJ

A Rodada Sempre Alerta RJ, um espaço de confraternização, troca de experiências e fortalecimento dos laços entre escotistas, jovens e amigos do movimento.
Todas as segundas-feiras, às 20h30 Echolink – Conferência SCOUT-SP
A rodada é aberta a todos os radioamadores e simpatizantes do escotismo, proporcionando um ambiente descontraído, colaborativo e com o espírito escoteiro que nos une.
Junte-se a nós, traga sua boa vontade, compartilhe novidades do seu grupo e participe deste encontro semanal que conecta escoteiros e radioamadores do Rio de Janeiro com o Brasil e o mundo.
Rodada Sempre Alerta RJ – unindo rádio, amizade e escotismo!

Rodada Sempre Alerta Paraná
Ocorre todas as Terças as 20:00H na sala JOTA-P do Echolink.
Rodada do Alertino
Todas as quintas feiras

Sob o comando provisório do Ch. Mario - PY4MRP, acontece todas as quintas feiras na sala scout-SP . Todos os Radioamadores estão convidados a participar e também trazer seus filhos para um bate papo jovem.
É um ótimo canal para iniciar os jovens no hobby.
Vamos prestigiar e divulgar o Radioescotismo, além de incentivar novos jovens.
A Rodada do Alertino atualmente está sendo reestruturada e os membros juvenis dos grupos escoteiros de todos o Brasil podem entrar em contato com Ch. Mario - PY4MRP para ajudar na organização da equipe de comandantes.

Rodada Caio Martins
Ocorre todas as Sextas as 20:00H na sala SCOUT-SP do Echolink.
Canais e Paginas Externas
A Patrulha está empolgada apresentar uma seleção incrível de sites e documentos de apoio para Escotistas e Radioamadores! Aqui, encontrará todas as informações essenciais para sua instrução e aprendizado, tudo reunido em um só lugar. Todos os links foram cuidadosamente verificados, garantindo segurança e qualidade excepcionais, além de serem uma fonte fantástica de consulta. Vamos explorar juntos!
Jogos de Radioescotismo
Arquivo do Patrulheiro, Dony PY2AHD, que oferece diversas atividades de Radioescotismo para aplicação na instrução dos jovens nos grupos escoteiros. Está hospedado no site lisbrasil.com
LIS BRASIL
Pagina completíssima com artigos e arquivos para escoteiros. Criada pelo Escotista Paulo Cesar, do GE Guaianases 68SP, é ponto obrigatório de consulta para jovens e adultos.
Canal do Ronan
Canal de vídeos sobre Radioescotismo do Patrulheiro Ronan PY2RAR. Contém Aulas em vídeo sobre Radioamadorismo e muitas informações para Escoteiros iniciando no Radioescotismo
Curso On-Line
Canal da equipe nacional de radioescotismo. neste link estará em contato direto com o curso de radioamadorismo.
TV Patrulha
Canal oficial da Patrulha Baden-
Powell, onde serão apresentados vídeos do comando, orientações, instruções e muitas dicas para Radioamadores e Radioescotistas.






